FILOSOFIA NO CINEMA

Promoção!

FILOSOFIA NO CINEMA

R$35,00 R$25,00

Categorias ,

Descrição

FILOSOFIA NO CINEMA
14 filmes para despertar o filosofar
Autor: José Antônio Zago

Nesta obra o autor destaca 14 filmes clássicos que não só induzem os expectadores a filosofar sobre os campos da filosofia, mas também nos fornece indícios vitais de como explorar o conteúdo disciplinar e identificar os ensinamentos filosóficos em meio à trama e no contexto sociopolítico em que os filmes desenvolvem-se.

(…)
Discutir ideias filosóficas contidas em filmes (nem sempre o diretor de um filme está focado em passar uma mensagem filosófica) é uma tarefa estimulante e que já se tornou atividade habitual na formação de futuros licenciados em Filosofia nos cursos de graduação. Alguns dos filmes debatidos aqui foram trabalhados durante a nossa graduação em Filosofia no CEUCLAR (Centro Universitário Claretiano de Batatais, Estado de São Paulo). Esse aprendizado lúdico, esse exercício filosófico por meio do cinema, não ocorria dentro da sala de aula; nossa ideia, com este texto, é apresentá-lo como atividade para a sala de aula como método para os alunos descobrirem o prazer de pensar ou filosofar. Assim, estamos sugerindo essa ideia para a Educação Básica, em especial para alunos do Ensino Médio, para os cursos de graduação e de pós-graduação que em suas grades constam disciplinas de cunho filosófico. É possível de qualquer filme ou história extrair conceitos filosóficos ou, o mais importante, criar ou questionar conceitos ou ideias.
A estimulação visual e auditiva que proporciona um filme, quando se atenta para deduzir ou induzir algo filosófico que esteja nele em semente ou até mesmo oculto na história, pode ser transformada em um prazeroso trabalho escolar. Foi com essa inspiração que preparamos este texto contendo 14 filmes para a reflexão filosófica.
O autor.

All search results