MECANISMOS MOLECULARES DAS MICROLESÕES CELULARES E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO FÍSICO

  • Home
  • Produto
  • MECANISMOS MOLECULARES DAS MICROLESÕES CELULARES E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO FÍSICO
Promoção!

MECANISMOS MOLECULARES DAS MICROLESÕES CELULARES E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO FÍSICO

R$50,00 R$41,50

Categoria

Descrição

Autor: Joaquim Maria Ferreira Antunes Neto

O livro apresenta quatro capítulos, organizados de forma a levar o leitor ao entendimento das estratégias moleculares da célula muscular desde a instalação de fatores desencadeadores das microlesões até aos eventos adaptativos que sinalizam uma nova organização positiva tecidual.
O diferencial da obra é a apresentação gráfica, com 65 figuras e 17 quadros elaborados numa perspectiva didática e cooperativa para a compreensão das temáticas abordadas.

O primeiro capítulo, BASES MOLECULARES DAS MICROLESÕES CELULARES, aborda a organização do tecido muscular e os agentes estressores mais relevantes para a indução das microlesões. Temas emergentes como o papel dos radicais livres nas ações deletérias celulares e a expressão de proteínas de estresse como indicadoras da magnitude das desordens celulares são destaque neste capítulo.

O segundo capítulo, ADAPTAÇÃO BIOLÓGICA E TREINAMENTO FÍSICO, reconstrói a influência da Teoria do Estresse, implantada por Hans Selye, e a forma como as Ciências do Exercício e Esporte incorporaram os argumentos conceituais sobre estresse na elaboração dos procedimentos metodológicos para melhoria das condições orgânicas frente aos ajustes regulatórios característicos de cada tipo de exercício físico.

O terceiro capítulo, ADAPTAÇÕES AO TREINAMENTO DE FORÇA, mostra como o estímulo gerado pela tensão nos elementos contráteis pode atuar tanto no desencadeamento das respostas lesivas como um agente fundamental para ativar a atividade do núcleo celular na síntese de proteínas.

Por fim, o quarto capítulo, TREINAMENTO PLIOMÉTRICO: OTIMIZAÇÃO DA CONTRAÇÃO EXCÊNTRICA, retrata uma categoria de estímulo estressor extremamente utilizada para transformação de força muscular em potência muscular e como os mecanismos intracelulares lidam com um limiar tão tênue entre lesão e adaptação.

Formato 16 x 23 cm – 292 páginas

Informação adicional

Peso 0.4 kg
Dimensões 16 x 23 x 2 cm
All search results